sábado, 31 de outubro de 2015

Meus Calázios

Outubro de 2015

Estou amamentando. Há um ano, surgiu o primeiro calázio, sem inflamação. Enorme, posicionado na pálpebra superior do olho direito, provocando ptose (queda parcial da pálpebra). A nutricionista me disse que o calázio tem a ver com falta de vitamina. Ela recomendou que eu ingerisse mais vitamina A, principalmente. A oftalmologista não disse nada sobre alimentação. Ela falou que o calázio pode regredir, mas que seria melhor eu fazer a cirurgia. Como estou amamentando, optei por não fazer a cirurgia, por causa dos remédios (antibiótico ou cortisona).

Comecei um tratamento nutricional: suco de cenoura com limão (dois limões no dia), sem adoçante ou açúcar; levedo de cerveja; moringa oleifera (que tem muitos nutrientes), gemada (ovos orgânicos com suco de uva orgânico). Também usei água de alho e reforcei todos os aspectos de minha alimentação. Em dois meses, o calázio regrediu totalmente.

Como o calázio sumiu, eu não prossegui com os sucos, etc. Continuei amamentando. Há menos de um mês, tive um terçol, no olho esquerdo, pálpebra inferior, que evoluiu para um calázio enorme com inflamação. Surgiram também dois pequenos calázio em cada pálpebra inferior. O calázio pode ser de repetição e é comum surgiram mais de um. Voltei a fazer meu tratamento.

Sei que é muito difícil resistir à cirurgia, por várias questões. Mas digo que sim um calázio regride naturalmente, quando o corpo está nutrido. Precisamos atacar as causas, pois do contrário, mesmo com a cirurgia, o calázio pode voltar. Além disso, a cirurgia pode ter complicações (não esvaziar todo o calázio, provocar dores fortes, alterar alguma função do olho etc.) e envolve o uso de remédios que agridem o organismo. O antibiótico, por exemplo, mata a flora intestinal (responsável pela imunidade do organismo, produção de vitaminas etc.), que só se reconstitui dois anos após a interrupção do antibiótico. 

Precisamos nos perguntar: Qual é a causa do calázio? Na amamentação prolongada, é possível que surjam calázios e terçóis, pois metade dos nutrientes que ingerimos vão para o leite. Acaba faltando vitamina A para o corpo da mulher, entre outras vitaminas e nutrientes (Veja aqui uma tabela com a quantidade de nutrientes que a mulher que amamenta precisa ingerir). Além da amamentação, a causa pode ser desnutrição. Avalie seu estado nutricional. Desnutrição é a principal causa de doenças, das aparentemente simples até as mais graves, como câncer. Veja aqui uma lista das causas que pode ajudar você a encontrar o melhor tratamento.

Nesse sentido, o calázio apesar de trazer transtornos estéticos consideráveis, pode ser também um alerta importante sobre a necessidade de cuidarmos de nossa saúde, de nutrir o corpo e fortalecer o sistema imunológico.


O calázio pode ser apenas uma manifestação benigna e isolada, de um corpo com seu sistema imune fragilizado ou uma manifestação de uma doença mais séria. Portanto, o calázio geralmente é uma ocorrência relativamente simples. Mas de qualquer forma, ele é também o resultado de um corpo desnutrido. Precisamos cuidar da saúde, da alimentação, do estilo de vida. Um calázio não se resolve apenas com cirurgia ou compressas quentes. Nosso foco deve estar na saúde integral do corpo para evitar essa e outras doenças.

Veja aqui meu tratamento para o calázio.


Conheça meu novo blog: Beith LehemA Casa do Pão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário