sábado, 31 de outubro de 2015

Causas do Calázio: da desnutrição ao câncer

Outubro de 2015

Nunca havia tido um calázio. Com a amamentação prolongada, tive o primeiro calázio, na pálpebra direita superior, sem inflamação ou erupção, enorme. Fui a oftalmologista indicada por uma professora de universidade pública. Perguntei sobre a causa. Ela me disse que não havia causa conhecida. Mas a nutricionista falou que poderia ser decorrente da carência de vitamina A. Veja algumas causas possíveis para o surgimento de calázios:

Amamentação. Metade dos nutrientes da mãe vai para o leite. Sem nutrientes, o corpo começa a adoecer. Qual a solução? Parar de amamentar ou fortalecer a nutrição. Consulte um nutricionista ou veja tabelas nutricionais para gestantes (Veja aqui). Leve a alimentação a sério. Veja aqui o tratamento bem-sucedido para o calázio de um médico norte-americano, com base em nutrientes. Veja aqui meu tratamento para o calázio.

Desnutrição. Mude seu estilo de vida. Alimente-se. Aumente a ingestão de vitaminas A e E, principalmente.

Drogas usadas no tratamento para câncer. Um dos efeitos colaterais de drogas usadas para tratar câncer pode ser o calázio. Veja alguns casos: (1) Um homem que fez tratamento para câncer de próstata e usou a droga  Docetaxel. Os médicos concluíram que a droga provocou o calázio (Veja aqui). (2) Dois paceintes com mieloma múltiplo estavam sendo tratados com inibidor de proteassoma bortezomibe borónico derivado de ácido. Os médicos concluíram que a droga provocou o calázio. Eles afirmaram: “Outras drogas também têm sido implicadas no desenvolvimento de calázio. Tem sido descrita a utilização de análogos de prostaglandina tópica em glaucoma e docetaxel no cancro da próstata.” (Veja aqui). Os pesquisadores sugerem que essas drogas deixam o corpo susceptível a ataques virais, que seriam responsáveis pelo calázio.

Vírus. Herpes, vírus de Epstein-Barr, adenovírus e todos foram relatados para infectar as glândulas sebáceas da pálpebra. Isso fornece algumas evidências indiretas a uma etiologia relacionada com vírus para alguns calázios. Veja aqui.

Outras doenças relacionadas ao calázio. Segundo pesquisa publicada no The Journal of Corneaand External Disease, as causas relacionadas com calázio foram, segundo a ordem de prevalência: (1) Blefarite, (2) Rosácea, (3) Gastrite, (4) Ansiedade, (5) Síndrome do Intestino Irritável, (6) Tabagismo, (7) Diabetes, (8) Hipotiroidismo. A pesquisa foi realizada com 9. 119 pacientes. Todas essas doenças estão relacionadas com a questão nutricional e os hábitos de vida. Blefarite está relacionada com H. pylori e gastrite. Veja aqui.

Estou amamentando há 1 ano e 9 meses. Ao fazer meu primeiro tratamento, com base nutricional, o calázio que já tinha mais de um ano sumiu. Parei o tratamento. Surgiram mais três calázios, sendo que um deles foi inflamatório. Agora retomei o tratamento, e já estou bem melhor. Seja qual for a causa, o tratamento eficaz parece ser único: nutrir o corpo. Nem cirurgias nem drogas resolverão o problema, se a causa real não for considerada. Nutrição é a palavra-chave. Veja aqui meu tratamento ou novo estilo de vida.

Por que a jovem médica oftalmologista especialista em pálpebra não me disse nada disso? Por que ela sequer menciona a questão de nutrição ou de causas correlacionadas? Por que provavelmente seu médico fará o mesmo com você, desacreditando qualquer inciativa de resolver a questões pelo caminho nutricional?


A médica com a qual me consultei queria marcar a cirurgia o mais rápido possível e cobrar uns 2 mil reais. O pesquisador norte-americano Alan Gaby, formado pela Universidade Yale, uma das melhores do mundo, aplicou um tratamento nutricional bem-sucedido (Veja aqui). Receitar as Vitaminas A e E, e outros nutrientes, orientando sobre um estilo de vida saudável, resultariam em uma provável rápida melhora do paciente, levando-o à cura. A cura médica pelo caminho da educação nutricional é simples, mas o caminho da medicina convencional é tortuoso. Precisamos assumir a responsabilidade pela nossa saúde e refletir sobre os tratamentos disponíveis e sua efetividade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário